Mitos e verdades na contratação de BPO Fiscal/Contábil
O BPO – Business Process Outsourcing é a terceirização de processos de negócios, e consiste em delegar a outras empresas ou profissionais as tarefas secundárias das empresas, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do “core business” da organização. Embora seja um movimento crescente no Brasil, há ainda muitas inquietações afligindo os decisores, especialmente na área fiscal e contábil das empresas.
Pensando nisso, e com base em nossa experiência, selecionamos os mitos e verdades mais comuns nesse meio. O objetivo é aclarar esses pontos e assim contribuir para uma maior reflexão.
– “BPO é mais caro do que manter uma equipe interna”
Muitas empresas acreditam nessa “verdade” sem nem ao menos fazer um estudo aprofundado entre “prós” e “contras”. Vale ressaltar que a ideia principal do BPO Fiscal é melhorar a qualidade dos dados contábeis/fiscais que estão sendo entregues ao Fisco, evitando multas e outras penalidades.
– “Já tenho um time contábil / fiscal interno. Não preciso de BPO”
Ao contratar um serviço de BPO, a empresa passa a contar com um trabalho realizado por especialistas e consultores, sempre antenados com as constantes mudanças na legislação brasileira. Com isso, a equipe interna tem mais disponibilidade para tratar de outros assuntos importantes, como se aprofundar no planejamento tributário da empresa.
– “O fornecedor tanto faz, o importante é ter o menor preço”
Há diversas consultorias no mercado que prometem excelência operacional a um baixo custo, porém, na prática acabam gerando transtornos para os seus clientes por não terem os conhecimentos técnicos necessários. Com relação à J2R, acreditamos que temos uma das melhores ofertas de mercado, tanto em preço como em qualidade e acuracidade das informações. Possuímos vasta experiência nas rotinas fiscais/contábeis e procuramos refletir isso em todos os nossos clientes.
– “Não confio abrir informações a um terceiro”
Esse é um paradigma ainda bastante presente nas corporações, por isso, no caso da J2R, se o cliente preferir, o serviço de BPO usa a estrutura de sistemas da própria empresa, ou seja, as informações não saem da sede do cliente. Também no momento de contratação do BPO, existe o cuidado de assinar os devidos contratos e termos de confidencialidade.
– “O BPO substituirá o time interno fiscal e contábil”
Na visão de BPO da J2R, a ideia não é eliminar postos de trabalho, mas somar-se à equipe interna para diminuir o estresse e a burocracia técnica dos departamentos fiscal e contábil. A empresa continua precisando dos assistentes, analistas, supervisores e gerentes, porém, esses profissionais assumem outras atividades mais estratégicas relacionadas ao negócio principal da organização, ao invés de terem o seu tempo utilizado para atender demandas do Governo.
– “Não há garantias de que o fornecedor irá cumprir o acordado”
Além dos contratos assinados, a melhor garantia que uma empresa de BPO pode ofertar é a sua reputação. Na J2R, por exemplo, temos clientes que atestam a qualidade e competência do nosso trabalho em rotinas fiscais, contábil e de TI, e no cumprimento dos prazos.
Algum outro exemplo de verdades e mitos nesse segmento? Compartilhe com a gente!