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Goiás vai utilizar Big Data em novo sistema de auditoria fiscal

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O Governo de Goiás trabalha em um novo sistema para aumentar a performance das auditorias realizadas pela Secretaria de Estado da Fazenda. Denominado projeto Audit, o sistema emprega tecnologia de Big Data e promete ser completamente integrado, seguro e flexível, possibilitando trabalho on-line e off-line. De acordo com a nota divulgada pela Sefaz-GO, o Audit deve centralizar diversos bancos de dados, como NFC-e, EFD, SARE, entre outros, e não descarta o uso de tecnologias em nuvem. A novidade deixa clara a necessidade das empresas atuantes no estado de ajustarem seus sistemas de governança para evitar inconformidades. O rastreamento por trás do Fisco estará cada vez mais forte e qualquer falha nas operações fiscais poderá ser facilmente identificada, gerando, entre outros prejuízos, danos financeiros (multas) e de credibilidade da marca.

Riscos do não planejamento tributário

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Cresce no Brasil e no mundo a consciência dos cidadãos em relação à transparência das organizações públicas e privadas. É comum encontrarmos nos jornais empresas em situações que levaram à perda de credibilidade, devido à não conformidade de suas operações com as obrigatoriedades fiscais em seus países ou regiões em que atuam. E mais do que prejuízo da imagem, episódios como esse levam as instituições a perderem valores de mercado. Curioso é que nem sempre as empresas estão agindo por má fé. As normas fiscais brasileiras, por exemplo, sofrem alterações   dia a dia, seguindo o movimento de tornar a rastreabilidade do Fisco cada vez mais forte. Para não ser surpreendido na hora de prestar contas ao Fisco, elencamos alguns conselhos para ajudar a direcionar a estratégia da sua empresa no planejamento tributário: 1 – Enxergue a Governança como um diferencial...
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Mitos e verdades na contratação de BPO Fiscal/Contábil

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O BPO – Business Process Outsourcing é a terceirização de processos de negócios, e consiste em delegar a outras empresas ou profissionais as tarefas secundárias das empresas, ou seja, tudo aquilo que não faz parte do “core business” da organização. Embora seja um movimento crescente no Brasil, há ainda muitas inquietações afligindo os decisores, especialmente na área fiscal e contábil das empresas. Pensando nisso, e com base em nossa experiência, selecionamos os mitos e verdades mais comuns nesse meio. O objetivo é aclarar esses pontos e assim contribuir para uma maior reflexão. – “BPO é mais caro do que manter uma equipe interna” Muitas empresas acreditam nessa “verdade” sem nem ao menos fazer um estudo aprofundado entre “prós” e “contras”. Vale ressaltar que a ideia principal do BPO Fiscal é melhorar a qualidade dos dados contábeis/fiscais que estão sendo entregues...
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EFD-Reinf entra para valer em maio

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No dia 1º de maio entra em vigor a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) para as empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões. EFD-Reinf é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que complementa o eSocial. Em suma, esse novo módulo trata de todas as retenções feitas pelo contribuinte que não têm relação com o seu trabalho, como PIS, Cofins, IR, CSLL e INSS, dentre outras, englobando assim as informações que hoje são exigidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). Para as empresas que estão sujeitas a essa obrigação e que ainda não se prepararam, resta pouco tempo para se organizar. Nós da J2R podemos ajudar. Em poucas semanas implementamos as atualizações necessárias para que a sua empresa esteja em dia com o Fisco. Contate-nos para uma proposta.

eSocial entra em produção para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões

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Publicado: 08/01/2018 08h01 Última modificação: 08/01/2018 08h01 Fonte: Portal esocial.gov.br Empresas do primeiro grupo devem enviar os eventos de tabelas até 28/02/2018. Desde o dia 08/01, empregadores com faturamento superior a R$ 78 milhões – ou que fizeram a adesão antecipada ao sistema – devem realizar o cadastramento do empregador no eSocial e enviar todas as suas tabelas. Esses eventos deverão ser transmitidos até 28/02/2018. A partir de março de 2018, os empregadores do primeiro grupo deverão enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos. O cronograma da implantação do eSocial para todos os empregadores está detalhado na Resolução nº 03 do Comitê Diretivo do eSocial. Veja as principais orientações: Os eventos devem ser transmitidos unicamente por meio de sistemas próprios dos empregadores (ou seus contadores) via Web Service. Não há uma página web com...
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